Para calcular o salário líquido é necessário perceber quais as variáveis que estão sujeitas a IRS e a contribuições para a Segurança Social (SS). Por exemplo, o subsídio de refeição é isento de IRS e SS até ao valor diário de 5.20€, se pago em dinheiro, enquanto está isento até ao valor diário de 8.32€ se for pago pela via de cartão refeição.
Apesar das contas não serem assim tão simples, o salário líquido obtém-se pela subtração ao salário bruto dos descontos para a segurança social e dos descontos de IRS.
O simulador que apresentamos é válido para Portugal Continental, de acordo com as tabelas de retenção na fonte de 2023.
Sabemos que é aborrecido fazer simulações de salários e perceber quando o colaborador recebe e qual é o custo total para as empresas. Por isso, desenvolvemos este simulador para que possa verificar como varia cada variável para ambas as partes.
Ainda no âmbito da remuneração de colaboradores, poderá consultar também o nosso
simulador de cartão de refeição, para que saiba quais os benefícios associados a esta opção de remuneração.
Com o nosso simulador poderá verificar qual a diferença nos fluxos de dinheiro mensais, tendo em conta as várias opções disponíveis para receber ou pagar os subsídios de Férias e de Natal.
De acordo com essas opções, poderá escolher uma de quatro alternativas:
- Não receber estes subsídios em duodécimos;
- Receber apenas 50% de um destes subsídios em duodécimos;
- Receber 50% dos dois subsídios em duodécimos;
- Ou receber 100% dos dois subsídios em duodécimos.
Os dados da simulação não dispensam a consulta de um Contabilista Certificado para verificar os pressupostos legais e fiscais aplicáveis a cada caso concreto.